Nove anos de futebol - sempre num só clube: Ginásio Clube de Corroios

sábado, 30 de maio de 2009

O Rui tirou os pontos

Ontem, dia 29/Maio/2009, o Rui foi à Sulmephys e tirou os pontos. Está tudo no bom caminho. A Dra. quer que ele comece a fisioterapia já para a semana. Terá 3 meses intensos de Fisioterapia. Depois, alternará a fisioterapia com o contacto com o sintético. Só daqui a 6 meses, o Rui poderá pensar em jogar futebol. Para ter o joelho e perna normais, com a massa muscular refeita, só daqui a uma no. Este é o quadro geral normal para este tipo de lesão, dependendo da resposta que o seu próprio organismo tiver.
Como o plafond esgotou e a seguradora já não assumirá mais tratamento ou consulta, a continuação da recuperação do Rui está totalmente nas mãos do Ginásio Clube de Corroios. Esperamos que na próxima 2ª feira, o clube envie o Termo de Responsabilidade para a Clínica para que o Atleta possa continuar a sua recuperação dentro dos prazos correctos e que são os indicados para que não se perca o trabalho feito até agora.
Vamos aguardar ...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Plafond do Seguro esgotou

Esta foi a notícia com que nos deparámos ontem ao final da tarde, através de um telefonema da seguradora. A consulta, à qual o Rui vai hoje, já é um especial favor da parte da Companhia ....!!!!


Como o plafond esgotou, aliás já foi ultrapassado em cerca de 500€, ... o Atleta fica com pontos e recuperação por fazer ... que entidades temos nós, que legislação existe ... o que andam a fazer as Associações de Futebol e a FPF, que não protegem os Atletas?

Hoje vou a uma Dra da Clínica Sulméfis em Corroios (ser seguida pelo médico que o operou nem pensar, na perspectiva da seguradora, pois já não há verba para tal); a seguradora informou-me que já enviou o Processo Clínico do meu filho.

Depois ... o futuro dirá ... é aguardar serenamente e agir em consonância ...

Nota: Ontem falámos com o Miguel Godinho, Presidente do G.C.C. que garantiu ir resolver com a Seguradora e que até lá o Corroios assumirá a Recuperação do seu Atleta, Rui Horta.

O Rui no Hospital - 20/Maio/2009


Com um atendimento 5 estrelas, umas instalações de luxo e com o Estádio da Luz no fundo, a estadia do Rui no Hospital e a recuperação da Cirurgia até correu melhor

O Rui já está em casa

O Rui teve alta ontem ao final da tarde. Já está em casa, devidamente medicado, pronto a iniciar uma longa etapa de vários meses. Está consciente que irá ser demorado, doloroso e tem de seguir tudo aquilo que o médico lhe disser, mas está muito calmo e optimista. O doutor voltou-nos a dizer ontem que a operação do Rui foi um sucesso e que tiveram redobrado cuidado e atenção devido à idade dele. Quiseram mesmo deixar-lhe um joelho novo e conseguiram. A lesão dele, via-se, que já tinha meses e disse-nos também que se tivesse sido operado em Setembro/Outubro talvez a complexidade não tivesse sido tão grande. Está convicto, o médico, que toda a fisioterapia e carga física que o Rui teve contribuíram para terem deixado o joelho num "caco" (palavras dele). Para o Rui foram imprescindíveis dois factores: ter muito bons tendões e ter a cartilagem intacta. E tem ainda uma grande margem de crescimento. Fizeram essas medições para saberem a altura que ele irá atingir, para deixarem o ligamento com folga suficiente para acompanhar esse mesmo crescimento. Portanto está tudo bem encaminhado.

Agradecimentos
Não temos palavras que cheguem para agradecer todos os telefonemas, palavras e mensagens que nos deixaram ao longo deste dias. Nestas alturas complicadas todos nós precisamos e sabe-nos muito bem. Vimos que temos amigos e quem são essas pessoas que nos querem bem.
Vou repetir-me, mas nunca é demais:
Todos os pais da equipa de escolas A do Pedro do Beira Mar de Almada. Estiveram sempre presentes no dia da operação, durante a operação, no pós operatório. Vocês são, de facto fantásticos.
A alguns pais e mães da antiga equipa de Escolas B do Pedro no Corroios que também não se esqueceram do Rui.
A alguns dos pais e mães dos colegas do Rui nos Juvenis do Corroios que também acompanharam esta "aventura" e estiveram sempre em contacto.
Ao Paulo Borges que telefonou e também o foi visitar ao Hospital. Ele ficou muito contente e feliz.
Por último, mas porque são especiais, o Júlio e a Isabel. Agora já posso escrever aqui o vosso nome, pois o Rafa já não está no Corroios e assim já não o prejudicarei mais. Vocês têm um lugar muito especial no nosso coração. Acompanharam-nos sempre, deram-me muita força, quando eu já não sabia o que havia de fazer, acreditaram sempre no Rui, enquanto pessoa e enquanto jogador, deram-lhe sempre apoio. O Júlio visitou o Rui no Hospital. Vocês são muito boas pessoas. Espero que a vida lhes dê tudo de bom, em especial para o Rafa (tu tens muito valor, no Corroios é que não foram homens suficientes para saberem separar as águas e castigaram-te, por isso vai à luta que irás vencer) e para a Carlota, pela qual tenho um grande carinho.

Da parte do GCC só o silêncio ... nem dirigentes, nem misters do Rui ... é como se nada tivesse acontecido e este seu Atleta desde há 9 anos não existisse, nunca tivesse defendido as cores do Corroios, nunca tivesse envergado com tanto orgulho e dignidade a braçadeira de capitão...vocês nem imaginam a tristeza do Rui. Sabem o que ele me disse? O GCC será sempre o clube do seu coração, qualquer que seja a camisola que ele venha a vestir e não sabe porque vocês não gostam dele ... eu dei-lhe um abraço e deixei que as lágrimas corressem ...! O Júlio quando esteve no Hospital também viu o brilhozinho nos olhos dele cada vez que falava no nome do Corroios ... sinto-me triste com a vossa atitude, não por mim, mas por ele que sempre me disse que vocês haviam de ligar, nem que fosse para saber como tinha corrido a operação. Eu sabia que não, mas não lhe quiz tirar a esperança. Foi mais uma desilusão e é com elas que ele se vai fazendo um Homem ...!

=22/Maio/2009=

O Rui já foi operado

A operação do Rui foi complicada e demorada, desceu para o bloco eram 18h15m e só subiu para o quarto eram 00h40m. O Dr. que o operou informou-nos que a cirurgia foi um êxito, mas muito complicada. O LCA do Rui estava desfeito e foi todo reconstruído através de tendões e além de ter o menisco interno fracturado, tinha também o externo, o que não se viu na RM. Como ele nos disse, o Rui ficou com um joelho novo. A primeira pergunta do Rui foi se poderia voltar a jogar futebol, ao que o médico lhe respondeu que sim e melhor do que jogava.
O Rui está relativamente bem, com dores e com todo o mal estar que uma cirurgia provoca, mas calmo.
Agradecemos, mais uma vez, a todos que nos contactaram durante todo o dia e noite, que, de uma forma ou de outra, estiveram sempre presentes. Um beijo e um abraço para todos vocês.
NOTA: Para que fique registado, oficialmente, da parte do GCC não houve sequer um telefonema. Eu não tinha dúvidas de que assim seria, mas ainda havia quem tivesse esperanças...
=20/Maio/2009=

O dia "D" para o Rui - 19/Maio/2009

É já hoje o grande dia do Rui. Vai correr tudo bem, pois descobrimos que temos muita gente boa que lhe quer bem.
Muitos telefonemas, muitas sms recebi durante o dia de hoje de muitos pais e colegas que se preocupam e estarão amanhã com o meu filho. Não vou dizer nomes, por duas razões: porque alguns são atletas do GCC e não os quero prejudicar ao dizer aqui o seu nome e também porque a lista é extensa e não quero correr o risco de me esquecer de alguém.
Às pessoas que hoje, pessoalmente, no Beira Mar de Almada, durante o treino do Pedro, me desejaram tudo de bom e não se esqueceram do Rui, mesmo não sendo, nem nunca tendo sido, o Rui atleta deste clube. Os pais dos atletas das Escolas A , colegas do Pedro, alguns misters e também alguns dirigentes.
A todos vocês o meu muito obrigado!
Da parte do GCC, clube há 9 anos do Rui, o silêncio continua...
As acções ficam, de facto, para quem as pratica...
O Rui irá ser operado no próximo dia 19 de Maio, às 18h30m


A 1ª parte da Batalha está ganha.
Agora vem a parte da dôr física, muito querer e empenho da parte do Rui. O próprio médico já conversou com ele e lhe disse, sem rodeios, que o que o espera é muito doloroso e tem de seguir "by the book" todas as indicações médicas. Será meio caminho andado para uma boa recuperação.
Tempos difíceis se avizinham para o meu filho, mas com toda a força e vontade que esteve sempre presente no seu espírito, o Rui vai voltar a jogar futebol e a ser feliz, como já o foi, ainda não há muito tempo.

Sr. Coordenador de Futebol, tentou dispensar o meu filho do Corroios, levando com ele esta grave lesão. Nunca lhe perdoarei o calvário que fez o meu filho passar e aquele que ele ainda irá passar. Nunca! Só quem é mãe e pai é que poderá compreender. O senhor não!
Tentou desfazer-se do Rui como aquelas pessoas sem escrúpulos que se desfazem dos animais de estimação quando estes já estão a mais, felizmente não conseguiu os seus intentos. O meu filho vai sair do GCC, mas quando sair sairá curado. E não sairá porque o senhor deu ordem para ele ser dispensado ... sairá porque ele é que quer sair.

quinta-feira, 28 de maio de 2009


Finalmente o Rui irá ser operado




O Rui foi ontem, 30 de Abril, ao Hospital da Luz para nova consulta com o médico que o irá operar.

Foi mais a parte burocrática, pois o médico tinha de fazer novo Relatório e preescrever novamente todos os exames pré-operatórios. Vai tentar que seja ainda em Maio. Se já não for possível, será de certeza no início de Junho.


O Rui irá ser submetido a uma "artroscopia com ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior e meniscectomia do cpmi" do joelho esquerdo.

Foi uma grande luta, um enorme desgaste psicológico para todos. Só espero que a partir daqui tudo corra bem e que o meu filho tenha muita força para a grande batalha que irá ter pela frente.

Mais uma vez muito obrigado a todos os que nos apoiaram e que nunca deixaram de se preocupar, alguns dos pais dos colegas do Rui no GCC, os pais e colegas do Pedro da equipa de Escolas A do Beira Mar de Almada, a alguns dirigentes e misters deste clube que estiveram sempre presentes e deram muita força e apoio psicológico ao Rui e também a alguns pais da Equipa de Escolas A do GCC que me telefonaram várias vezes para saber como o meu filho estava. Penso que não me esqueci de ninguém, vocês foram fantásticos. Bem hajam!
Parece mentira ... mas o Rui continua à espera de uma decisão.










À beira de tomar medidas drásticas.

Hoje, a Seguradora pediu-me relatórios dos exames, TAC ou RM que o Rui tenha feito em Agosto. Tive de dizer que não tenho, pois o médico que o viu em Agosto não fez qualquer pedido de exame. Só prescreveu Sessões de Fisoterapia. Vai novamente para análise amanhã com o Departamento Jurídico da Seguradora ... e o meu filho irá continuar à espera.
Vou esperar até amanhã, antes de avançar com uma queixa crime. Vou tornar público, pela primeira vez, muitas das minhas diligências. Não me venham agora dizer que falo mal do GCC. Não falo. Limito-me a expôr verdades que aconteceram com o meu filho, Rui, mas que poderia acontecer com qualquer outro Atleta. Tenho muito respeito pela Instituição Ginásio Clube de Corroios, já não o tenho por alguns dos seus dirigentes, cuja ineficácia, má formação e negligência no tratamento de todo este processo, deixam estar o seu Atleta Rui Horta neste impasse e lesionado com a gravidade que todos nós sabemos.

Sou a Sócia do GCC nº 1208, o Sr.Manuel Duarte já disse que me vai irradiar de sócia, por causa da queixa que eu em tempos fiz à AFS, no âmbito deste mesmo Processo e proibiu o meu filho e Atleta do Clube, Rui Horta (por causa dessa mesma queixa que eu, mãe, fiz) de entrar nas Instalações do GCC. Ele já se foi despedir dos colegas ao Balneário. Podem acompanhar tudo isto neste mesmo Blog, mais atrás no tempo.

Quero que fique muito bem claro:
Não estou contra o GCC, estou a favor do meu filho, Rui Horta, 15 anos, Atleta deste clube desde Setembro de 2000, Sócio nº 1324 do GCC, Nº de Licença de Jogador nº 745079, Capitão de equipa de todas as equipas em todos os Escalões - escolas, infantis, iniciados e juvenis. Nunca conheceu outro clube, nem outro emblema. Este Atleta merece não ficar com o joelho esquerdo com uma Rotura do LCA e Fractura de Menisco só porque o clube que representa conduziu deficientemente todo o seu Processo.
Pretendo com esta minha exposição pública que mais Atleta nenhum sofra aquilo que o meu filho está a sofrer desde 5/agosto/2008. E não ficarei por aqui, se amanhã a decisão da Seguradora não for favorável à operação do meu filho, por negligência do GCC.

Leiam todo este PROCESSO e esta História que já tem meses.
Vou tentar ser suncínta e explícita:

a) 5-Agosto-2008 - O Rui lesiona-se no treino e vai para o hospital - entorse do joelho esquerdo. Faz RX no Hospital

b) 14-Agosto - é visto por um médico na FisioCorroios, por indicação do Sr.Manuel Duarte.

c) Até Novembro-2008 anda a ser tratado pela FisioCorroios, com as sessões de Fisioterapia prescritas pelo Doutor.

d) No dia 15 de Novembro de 2008, o Doutor prescreve-lhe a Nota de Alta.

e) Apresenta-se à disposição do treinador

f) Faz o seu 1º Jogo em Dezembro/2008

g) No dia 1/Março/2009 ressente-se muito da lesão e acaba o jogo de Brejos de Azeitão com o joelho inchadíssimo e com algumas dores.

h) O Corroios acciona o Seguro e o Rui vai lá assinar a participação no dia 04/Março/2009.

i) No dia 06 de Março, vai à médica, na Clédisport, a qual lhe passa uma Ressonância Magnética com urgência.

j) Só no dia 20 de Março, o Rui vai fazer esta RM passada com urgência (O Corroios demorou todo este tempo a pagar os 50€ da franquia. Só depois de eu denunciar o caso para a Associação de Futebol de Setúbal, é que eles enviam o valor da franquia ainda no próprio dia) Neste dia é que sabemos a verdadeira extensão da lesão do Rui, pelas palavras da médica que lhe fez a ressonância, a qual disse logo que o Rui necessita de uma operação.

h) Vai ao médico no Hospital da Luz, no dia 03/Abril, através da seguradora, no início de Abril, o qual reitera as palavras da médica e o qual lhe marca a operação para 20/Abril.

i) A partir daqui tem sido uma luta minha diária de telefonemas para a Seguradora. Andei alguns dias assim:
-A seguradora dizia que o Rui faltou a uma consulta em Setembro de 2008, como consequência da Participação que o GCC fez... e como tal não iria assumir a operação ... para eu ver com o clube.
-O GCC, na pessoa do Sr.Duarte, informava-me que deveria haver engano, porque nunca fez Participação ao Seguro e que deverá haver confusão com nomes e datas ... para eu ver com a Seguradora.

J) Até que eu, farta de ser um joguete nas mãos de uns e de outros, exigi provas à Seguradora de que o GCC tinha feito a participação e foi quando as obtive:
- 24/Setembro/2008 de manhã, o Sr. Manuel Duarte liga para a seguradora a dizer que o Atleta Rui Horta tinha feito entorse no joelho esquerdo no treino do dia anterior.
- 24/Setembro/2008 à tarde, a seguradora recebe uma Participação do GCC, assinada pelo Sr.Manuel Duarte deste acidente desportivo - é o Fax nº 173/2008 do GCC.
- No dia 25/Setembro/2008, a Seguradora contacta o Sr.Manuel Duarte, por telefone, a informá-lo que o Atleta Rui Horta tem uma Consulta marcada para o dia 25/Setembro/2009, pelas 14h30m, na Sulméfis. Eu nunca fui informada desta Participação (que o Rui nem assinou, como assinou a de Março), nem sequer da consulta.
- No dia seguinte, são informados que o Rui Horta não compareceu à Consulta. Telefonam para o Sr.Duarte a pedir-lhe justificação, este diz que vai ver o que se passou e nunca mais houveram contactos... Até ao dia 05/Março de 2009 em que entra lá uma nova participação do mesmo Atleta com uma lesão em tudo similar à de Setembro ... pediram as fichas de jogo ao clube e verificaram que o Rui jogou ... a seguradora não assumirá a operação, pois considera que houve negligência.


A semana passada fiz o que podia fazer: fui buscar todas as provas de que eu não fui negligente no tratamento da lesão do meu filho e enviei para a Companhia:
- Relatório das consultas do Rui na FisioCorroios
- Prescrição das Sessões de Fisioterapia (foram 50 que o Rui fez)
- A folha com datas destas mesmas Sessões
- Nota de Alta do médico, a dá-lo como apto para o Futebol.
Exigi duas reuniões com o Sr.Miguel Godinho, Presidente do GCC e este enviou para a Seguradora um Fax onde dizia que foi o GCC que enviou o Rui Horta para a Clínica FisioCorroios.

Atenção que na 1ª reunião, onde esteve presente o Sr. Manuel Duarte, este pediu-nos desculpa, mas tinha-se esquecido que tinha efectuado a participação em Setembro,mas como a lesão na altura (considera ele e nas palavras dele, quero deixar bem frisado) não era grave, entendeu não prosseguir com a Participação e deixar o Rui continuar a ser seguido pela FisioCorroios a nível particular e não através do seguro. Por este lapso de memória, o meu filho esperou mais 2 semanas, além das duas que já tinha esperado pelo pagamento da Franquia.
Aliás, o Sr. Manuel Duarte admitiu que na altura do acidente do Rui, 5 de Agosto, o Ginásio Clube de Corroios, não tinha qualquer seguro activo, por isso teve de enviar o Atleta a nível particular para uma Clínica, depois de eu me ter recusado a dizer que o Rui se tinha aleijado a jogar futebol na rua, como me foi pedido pelo clube. No Hospital Garcia d'Orta para onde o Rui seguiu logo nesse dia disse a verdade, claro, que o meu filho se tinha aleijado no treino desse dia, nas instalações do GCC.


17-Abril-2009 - Enviei todos os documentos para a Seguradora para eles deliberarem.

21-Abril-2009 - Houve reunião na Seguradora para o Processo do Rui.

22-Abril-2009 - A seguradora pede-me relatórios de TAC, RM ou qualquer outro exame que o médico que o viu em Agosto tenha mandado fazer. Claro que eu não tenho, pois o médico não mandou fazer nada. Só lhe prescreveu FisioTerapia, como documentação anexa. Escrevem isto mesmo no relatório do Rui. Agora só amanhã é que vai haver nova reunião para deliberação.


Em traços gerais foi isto que se passou. O meu filho representa o GCC há quase 9 anos. Entrou naquela casa com 7anos de idade, tem presentemente 15 anos. O que se está a passar é muito grave e equaciona muitos meses da vida desportiva do meu filho, já para não falar da componente psicológica. O Rui está à espera desde 5 Agosto, data da sua lesão, que o clube que representa o trate condignamente e só encontro muita negligência:

- Não há seguro activo na data em que os atletas começaram a treinar. Os Juvenis, escalão do meu filho, começaram a treinar a 23 de Julho. Como é possível este tipo de negligência?
- Depois há a mentira na Participação da parte do Coordenador de Futebol do Clube, o Sr.Manuel Duarte, o qual afirma que o meu filho se lesionou no treino de 23/Setembro, quando neste dia o meu filho está a fazer o seu 28º Tratamento de Fisioterapia, como poderei comprovar pelos documentos da Clínica FisioCorroios.
- Não há qualquer pressão da parte do GCC junto da Seguradora para que o meu filho seja operado. Se não fosse eu a mexer-me, o Sr.Manuel Duarte continuaria a dizer que o erro era da Seguradora, esta já teria arquivado o Processo e o meu filho, Rui Horta, Atleta do GCC desde os 7 anos, ficaria com 15 anos com Rotura do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho Esquerdo mais Fractura do Menisco. Que clubes temos nós? Que pessoas os gerem? Qual o papel dos Atletas no meio disto tudo?
- O Rui nunca mais esteve bem do joelho, nunca mais jogou sem joelheira elástica. para o Corroios accionar o seguro em Março, tive eu de fazer grande pressão junto do Sr.Manuel Duarte.

Estamos a 22 de Abril, daqui a pouco passou um ano em que o meu filho se lesionou. Esta época já passou, a próxima está aí mesmo à porta ... o que tem o Rui Horta de fazer para ser devidamente tratado? É que já estamos naquele momento em que todas as entidades se escusam atrás de desculpas.



O Atleta, Rui Horta, continua à espera de que os adultos se entendam.

Resumidamente o que se passa é o seguinte:

a) A seguradora informou-me que o Rui faltou a uma consulta em Setembro de 2008, como consequência da Participação que o GCC fez... e como tal não irá assumir a operação ...

b) O GCC informou-me que deverá haver engano, porque nunca fez Participação ao Seguro e que deverá haver confusão com nomes e datas ...

c) No meio disto tudo, da incompetência dos adultos, de um lado ou de outro, o Rui já não irá ser operado a 20 de Abril e vai continuar à espera ... de quê ... ainda não percebi lá muito bem ...

d) E apercebi-me também que o Corroios não tinha Seguro activo à data do sinistro - 5 de Agosto - e que por este motivo, assumiu todas as consultas, exames e tratamentos de fisioterapia com a Clínica - nunca foi accionado o Seguro para o Rui. Isto com a Clínica FisioCorroios. Foi-me ontem garantido por um representante desta clínica, que todo o tratamento que foi ministrado ao Rui foi, particularmente, entre a Clínica e o Clube.


Providências que já tomei:


1-Informei a seguradora que o Rui andou a ser tratado na FisioCorroios e nunca tive conhecimento de nenhuma consulta (excepto às que o meu filho foi nesta Clínica e sempre marcadas através do GCC), além de que o meu filho não assinou Participação nenhuma em Setembro/2008, só assinou agora em Março/2009.

2-Desloquei-me à FisioCorroios a pedir os comprovativos das consultas, incluindo a Nota de Alta mais a Folha com todas as sessões de Fisoterapia que o Rui lá fez. Vão fornecer fotocópias para eu enviar para a Seguradora para provar que o Rui andou a ser tratado da lesão que contraíu em Agosto/2008.

3-Pedi à seguradora prova da Participação que eles dizem que o Corroios fez, mas que o Rui não assinou. Estou à espera.

Quem tem razão?

Quem falhou?

Quem está a dizer a verdade?

Quem está a mentir?

Qual o papel do Atleta de 15 anos, Rui Horta?

O que pode este adolescente esperar do Clube que conhece e representa desde os 7 anos de Idade?

O que pode este Adolescente esperar da Sociedade onde está inserido e que, quando precisa de ser tratado a um problema de saúde contraído na prática da sua actividade desportiva, todos se escusam atrás de desculpas?

Será que, no final de tudo, nos vêm dizer que a culpa afinal é dele?


Conclusão:
Andam todos a empurrar de uns para os outros. Alguém falhou aqui, não sei quem e não quero fazer acusações injustas, vou esperar até ter provas.
O único não culpado é o Rui e é aquele que sofre mais.


Sinto-me sózinha, numa luta desigual, contra Tubarões que se encobrem uns aos outros ... se alguém me quiser dar alguma dica, por favor, eu agradeço e preciso ... ou seja, é o Rui que precisa, eu preciso para o ajudar. Obrigado.
RUI - O adeus está próximo, mas não é ao futebol, é ao G.C.Corroios.

Afinal, esta 2ª opinião não foi nada drástica e foi, até muito animadora.

O Rui será operado no dia 20 de Abril (se tudo correr bem com a seguradora e em princípio está muito bem encaminhado) ao menisco e ao ligamento. Já fez rx ao joelho para verificação das cartilagens. Desta forma, serão feitas as devidas medições para recuperar o ligamento do meu filho.
A recuperação será dolorosa e duríssima, mas com empenho, vontade e muito espírito de sacrifício, o Rui dentro de 4-6 meses estará a jogar novamente. E espírito de sacrífício, o Rui tem. E de que maneira. Já o provou.

O Sr.Coordenador de Futebol do G.C.Corroios e o sr.José João tinham-nos dito (numa reunião que eu pedi ao Sr.Presidente e que afinal enfrentei sózinha 4 pessoas, mas não tive medo delas, eles é que deviam estar com medo de qualquer coisa...) que a lesão do Rui é muito grave e que só jogará em 3ª Divisão (se conseguir) quando adulto e que o futebol de alta competição para ele acabou. Inclusivé, o sr.José João informou-nos que não conhece nenhum jogador de alta competição que jogue futebol, após ter tido a lesão do Rui.

Não esperando que o Rui venha algum dia a jogar em alta competição, não é esse o objectivo primário que ele tem para a sua vida, confrontei o Dr. com estas afirmações. Ele sorriu e disse que se calhar seria esse o cenário de há 10/15 anos, mas que hoje existem novas técnicas e este é um dos campos onde a medicina mais evoluiu neste últimos anos. E que há jogadores a competirem em alta competição, após operação ao LCA.

O Rui só quer jogar até Junior para já, portanto foi uma óptima notícia e desmistificou muitas dúvidas. E deu-me a certeza que a competência das pessoas no G.C.Corroios está muito aquém do que seria desejável. Afinal, as pessoas que estão no G.C.C. têm muita arrogância, maldade e mau carácter, não respeitando quem deveriam respeitar em 1º lugar: os miúdos. Para bem dos meus dois filhos e do seu bem estar mental, estou prestes a não ter filho nenhum a jogar no G.C.Corroios. Não pelo clube, mas pelas pessoas que mandam no seu Departamento de Futebol.

Brevemente, o Rui já não ficará fora da Convocatória ou no banco, porque haviam ordens nesse sentido. Quando ficar será por opção do treinador.

Sabe Sr.Coordenador, para se estar em lugares de chefia é necessário, em primeiro lugar, ter-se humildade suficiente, para se saber mandar. E o senhor não tem humildade, não tem respeito, está no lugar que está com arrogância e abuso de poder. Castiga quem não deve castigar e não castiga quem é mal educado para os misters, quem não respeita os colegas faltando sistematicamente, porque até sabe que será sempre convocado e será sempre titular. Uns podem fazer tudo, outros nem um espirro podem dar. Espero que se vá embora bem depressa, não por causa dos meus filhos, porque a eles não fará mais mal, mas por causa dos que ficam e essencialmente pelo bom nome do G.C.Corroios. E poderei dar um infindável número de situações em que o senhor faz uma péssima prestação de serviços ao clube que lhe paga o ordenado, mas darei só uma: o Ivo Ascenção foi perseguido pelo senhor ... essa perseguição fez com que em 22 jogos, ele jogasse somente ... 8 ... mesmo assim é o melhor marcador da equipa ... faz-nos pensar, não faz?!?!

Ah, só mais um conselho: vá ao oftalmologista, porque num ímpeto de arrogância e maus fígados, disse que o meu filho mais novo jogou os 3m finais contra o Corroios ... enquanto o miúdo foi titular ... como podem ver pela foto aqui do lado, o meu filho perfilado com os colegas e adversários no início do jogo em Corroios ...!
Está a ver mesmo muito mal ...!

Desejo-lhe a si o dobro daquilo que deseja aos meus filhos.

Darei notícias sobre o Rui, quando as houver para dar.
Futuro do Rui no futebol em sério risco

A vida é tão injusta. O Rui não merecia ouvir o que ouviu hoje, nem ele nem nenhum miúdo, por causa da incompetência de adultos.
Quando se pensa que nada pior pode acontecer, eis que em 5 minutos o sonho do Rui torna-se num pesadelo. O médico que hoje o viu verbalizou o que o Rui mais temia ouvir: poderá ter de deixar de jogar futebol.
Se a operação ao menisco será fácil e irá ser feita tão breve quanto for possível, já a operação ao ligamento cruzado anterior poderá não ser já feita. O LCA do Rui tem rotura total. Terá de ser feito enxerto. Como o Rui ainda está em fase de crescimento não tem as cartilagens formadas. Fazer agora o enxerto é muito arriscado, pois este nunca acompanhará o crescimento que ele ainda virá a ter. As consequências poderão vir a ser gravíssimas no futuro. Um dia, num treino, num jogo, numa simples corrida...o ligamento poderá vir a fazer novamento rotura e aqui os problemas fisícos serão para o seu dia a dia e não para o futebol. A opinião do médico é que se faça agora a operação ao menisco e só daqui a ano e meio/2 anos se faça a operação ao ligamento. Até lá, o Rui não poderá praticar futebol. O seu joelho está e estará muito instável para a prática de desporto. Este timing é primordial para o doutor que quer uma segunda opinião. Iremos ter, talvez ainda esta semana. Amanhã saberei qual o dia.
E agora quais são os responsáveis?
A Companhia de Seguros, sim porque não quero acreditar que o Corroios não accionou o seguro!
O médico que perante uma simples ecografia me disse que o ligamento não tinha feito rotura? (fui hoje informada que só por uma RM se pode ter absoluta certeza e era o que deveria ter sido feito)
A Clínica FisioCorroios?
Os profissionais do Ginásio Clube de Corroios?
Vou atrás de responsáveis, não tenham a mínima dúvida. Vou exigir a participação que o GCCorroios fez em Agosto, vou falar com a companhia e com o médico que o viu nessa altura e estou disposta em ir até às últimas consequências atrás das pessoas que tanto mal fizeram a um miúdo de 15 anos.
Meus amigos, este assunto não vai acabar aqui. Hoje, diante do sofrimento do Rui , senti-me impotente e fiz uma jura: os responsáveis vão pagar, sejam eles quem forem.
Quem pode explicar ao Rui porque não fez ele a RM em Agosto e foi logo operado? Teria feito toda a diferença, como hoje o doutor nos informou.
Estou sem saber como posso animar o meu filho, quando alguém lhe disse que poderá ter acabado o futebol para ele.
Será que alguém saberá encontrar as palavras certas?
Rui - Duas graves lesões no joelho esquerdo.

Fui ontem, dia 25/Março levantar a RM do Rui.


************************************************************************************
Excertos do relatório:
..."Translação anterior da tíbia, coexistindo hiper-redundância e angulação de convexidade posterior do ligamento cruzado posterior, em relação com rotura do terço médio do ligamento cruzado anterior"...

..." Fractura oblíqua do corno posterior do menisco interno com extensão à superfície articular inferior"...

***********************************************************************************


Penso que não serão necessários comentários.
Em algumas das "fotos" da Ressonância vê-se o LCA completamente desfeito - parecem "cristais" espalhados pelo joelho do Rui. Tem de ser todo reconstruído. Para além deste problema, já de si grave, descobrimos que o menisco também está fracturado.

O Rui só pode esperar pela consulta e posterior cirurgia. E esperar também que tudo corra bem e que desta vez seja seguido e tratado como deve de ser. Os seus 15 anos merecem uma nova oportunidade. Nada mais podemos fazer.


*******************************************

Quero deixar aqui alguns agradecimentos em meu nome e em nome do Rui:

*** Obrigado a todos os que têm telefonado diariamente; Júlio e Isabel, então vocês têm sido simplesmente fantásticos. Sr.Serra tem estado sempre ao nosso lado. E nós não nos esquecemos.
*** Obrigado aos que têm escrito;
*** Obrigado aos pais dos meninos da equipa do Pedro, Escolas A do Beira Mar de Almada. Vocês têm sido um enorme apoio, com o vosso carinho, a vossa amizade, a vossa atenção, para mim, mas em especial com o Rui. Ele sente-se muito bem entre vocês e fala muito neste apoio que tem sentido. Dentro destes pais embora todos fantásticos, tenho de ressalvar duas pessoas, não me levem a mal todos os outros, mas tenho a certeza que compreenderão:
- o Luís Sousa, que desde a primeira hora não se tem esquecido do Rui no seu Blog. Sentir o teu apoio tem sido uma dádiva.
- a Paula, que tem sido de uma enorme disponibilidade e carinho, para mim, mas essencialmente para o Rui. Cada vez que ele fala contigo, fica mais calmo. Principalmente por causa do "fantasma" da operação e das mil e uma perguntas que fervilham na sua cabecinha. Um enorme beijinho para ti. Jamais esquecerei o teu apoio durante estas semanas "loucas".


**********************************************

Carta escrita ao Presidente do Ginásio Clube de Corroios

Enviei ontem , dia 23/Março/2009 este mail ao Presidente Miguel Godinho.


Ao:

Presidente de Direcção do Ginásio Clube de Corroios

Rua Ginásio Clube de Corroios, nº 19

Corroios

2855-150 – Corroios



O meu filho, Rui Leonardo Graça de Sousa Horta, é vosso atleta desde Setembro de 2000. Fez 1 ano de Escolas de Formação, 3 anos de Escolas de Competição, 2 anos de Infantis, 2 anos de Iniciados e este 1º ano no Escalão de Juvenis. Foi capitão de equipa por todos os Escalões por onde passou. Tem 2 Cartões Amarelos, um em Infantil A e outro este ano, já em Juvenil B. Nunca conheceu outro clube.

No dia 5 de Agosto de 2008, no 1º treino da época, o Rui lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo. Após várias diligências da minha parte, lá consegui que o Coordenador de Futebol, enviasse o meu filho à Clínica FisioCorroios, onde o médico o mandou efectuar uma ecografia e um rx. Andou em recuperação na Clínica e, posteriormente no Clube, até Novembro/Dezembro de 2008. Fez os seus primeiros minutos de jogo em Dezembro/2008. Nunca esteve completamente bem. Nesta fase, nunca assinou participação nenhuma para o Seguro. Coloco em causa se este foi accionado na altura. E explico já porquê:

- o Rui não assinou a participação, como o fez agora em Março

- o Rui não voltou ao médico na Clínica

Se foi accionado, peço desculpa, mas acho que tenho toda a legitimidade de desconfiar, pois não lhe foi efectuado o exame que deveria ter sido efectuado: uma Ressonância Magnética. E esta minha afirmação é fundamentada em:

1 – pergunta da médica da que agora lhe marcou a RM e da que lhe efectuou este exame.: Porque não fez este rapaz uma RM em Agosto e não foi operado nessa altura? Não soube responder. E continuo sem saber.

Se foi accionado, tenho de falar com a Seguradora e posteriormente com a Clínica. Porque o meu filho foi mal diagnosticado e mal tratado. Hoje tem uma grave lesão irreversível e terá de ser operado. Uma operação ao Ligamento Cruzado Anterior do joelho esquerdo.

No início deste mês pedi ao GCC, na pessoa do Coordenador do Futebol, para que o clube accionasse novamente o seguro, porque sabia que o Rui não estava bem. Algumas dores e joelho muito inchado, após o jogo em Brejos de Azeitão. Fui atendida de imediato. O Rui assinou a Participação para a Seguradora no dia 04 de Março de 2009. No dia 06 de Março, foi à médica, na Clidespor, a qual nos alarmou com o seu diagnóstico. Passou-lhe com carácter de urgência, uma Ressonância Magnética, pois só esta seria conclusiva.

Desde o dia 10 de Março, 3ª feira seguinte à da Consulta, ligo para a Seguradora a tentar marcar a RM. Desde esse dia que sei que a marcação desta, está pendente do pagamento da Franquia de 50€ por parte do GCC. Todos os dias ligava e todos os dias me diziam que, tinham muita pena, mas que nada tinha entrado. Tentei pagar eu do meu bolso, mas a seguradora informou-me que não tinham atendimento ao público e que só através dos seus segurados a franquia poderia entrar. Depois de muitas diligências e de informações erradas da parte do GCC em que já tinham enviado o cheque, mas a verdade é que este não chegava ao destino, e sem outra saída possível para ajudar o meu filho, Rui, fiz uma denúncia à AFS e à FPF.

Quero que fique muito bem claro que a fiz para ajudar o meu filho. Quem manda no GCC, teve 15 dias para pagar a Franquia, mentiu-me dizendo que a tinha enviado a 12/13, mas que por lapso não tinha seguido. Depois que seguiria nessa 6ª feira por Correio Azul. Como já era 4ª feira da semana seguinte, tive de agir em defesa do meu filho e não contra a Instituição GCC, tinham passado 18 dias, desde a assinatura da participação. Já tinham tido tempo de resolver este assunto se verdadeiramente o quisessem. A Participação tinha sido assinada no dia 4 de Março. A Companhia informou-me que a Participação entrou lá atempadamente, mas o cheque da franquia não. Meus senhores, estamos a falar de 50€ para um atleta de 15 anos que está a fazer a 9ª época de Ginásio Clube de Corroios ...!

A instituição Ginásio Clube de Corroios não sai em nada beliscada.

Quero que este facto fique muitíssimo bem claro e não levante qualquer dúvida.

Foi uma honra para o Rui vestir as suas camisolas e envergar a braçadeira de capitão durante 8 anos(sendo que este já é o 9º)

Foi uma honra para mim ter filhos a jogarem neste grandioso clube.

Que estes factos fiquem muito bem claros.

O Sr.Coordenador do Futebol em telefonema ao pai dos meus filhos (não sei porque não me confrontou a mim, pois sou adulta e respondo pelos meus actos) fez saber que me vai colocar um processo por esta minha denúncia e vai propôr a minha irradiação de sócia. Estou pronta a arcar com as consequências dos meus actos, porque em 1º lugar está a saúde de qualquer dos meus filhos. Por eles, vos garanto, que sou capaz de mover o Universo. Explicarei em Assembleia Geral porque fiz o que fiz, apresentando documentos e datas. Se votarem na minha expulsão, estou pronta a aceitar. Mas, mesmo agora, fá-lo-ía outra vez e não estou nada arrependida.

No mesmo telefonema, fez também saber que o Rui estaria proibido de entrar nas Instalações do GCC, pois tinha faltado ao treino dessa noite, dia 20/Março/2009 (deve ser o primeiro atleta que falta a treinos, eu é que realmente devo andar a ver muito mal...!). O Sr.Coordenador estaria muito mal informado, pois não sabia que o Rui à hora do treino (20h30m) estava a começar a sua RM no IMI, na Av.da República em Lisboa. E teve a preocupação de avisar o mister Ramalho, antes de sair de casa, telefonicamente.Podem verificar junto dos treinadores que já treinaram o meu filho(Pedro Santos, Nuno, José Carlos, Araújo e Ramalho) da sua assiduidade e pontualidade, durante 9 anos, quer aos treinos, quer nas Convocatórias e quer, ainda, nos longos meses de recuperação que ele andou sózinho nesse campo a fazer todos os exercícios que o massagista lhe prescreveu, quer por fim, nestas duas semanas que, mesmo sabendo que não poderia ser convocado não faltou a um único treino, sempre pontual ... só faltou no de sexta-feira, porque estava a fazer a RM. O Rui não irá mais treinar, mas quer ir despedir-se dos colegas na próxima 3ª feira. Espero que não lhe seja vedada a entrada. Penso que é um atleta exemplar que não merece.

Vou ficar a aguardar que todo o Processo a partir de agora seja bem conduzido, sem mais atrasos. Pelo bem do Rui. As dores que ele vai passar daqui para a frente serão dele. O calvário da recuperação também só ele poderá passar por ele. Os próximos 4 a 6 meses vão ser uma prova de fogo para o meu filho, que só tem 15 anos e 9 de GCC.

Vou enviar-vos em anexo a minha denúncia à AFS para verem o teor do meu texto. Pelos meus actos, eu respondo, não massacrem mais o meu filho.


Muito obrigado, sr.Presidente por ter lido estas palavras.

À vossa disposição,

Marina Paula Horta.

RESPOSTA DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL

Bom dia

Exma. Senhora,

Leu esta Associação com atenção o descrito relativo à assistência médica ao seu filho (Seguro Desportivo) e no intuito de esclarecermos a situação, contactámos o Clube hoje de manhã (6ª. Feira), onde a funcionária da Secretária nos informou que ontem (5ª. Feira) remeteu à seguradora por correio azul, a franquia exigida a fim de regularizar a situação e poder o seu filho ser tratado como é seu direito.

Assim, julgamos que 2ª. Feira poderá contactar a seguradora a fim de poder a mesma autorizar a ressonância (partindo do principio que a franquia já está em poder deles).

Para quais queres duvidas, encontra-se esta Associação ao seu dispor sempre que julgue necessário.

Cumprimentos

_________________________________________________

Associação de Futebol de Setúbal

António Cruz

Chefe dos Serviços Desportivos

Tel. 265 539397 - Fax. 265 547680

E-mail. afsetubal@fpf.pt Web: http://www.afsetubal.pt

TEXTO QUE ENVIEI HOJE (19/Março/2008) À ASSOC.FUT.SETÚBAL e FPF

deMarina Paula
paradireccao.afsetubal@fpf.pt
data19 de março de 2009 12:16
assuntoCarta Aberta - Denúncia de uma sitruação
enviado porgmail.com

ocultar detalhes 12:16 (1 hora atrás)
Responder

Boa tarde,

Peço desculpa em primeiro lugar por vos estar a chatear com um assunto que não se deveriam preocupar.

Mas, como já não sei a quem recorrer, vou recorrer a vocês.

Um dos vossos Associados, o Ginásio Clube de Corroios, ainda não pagou a Franquia do seguro que activou para um dos seus jogadores, meu filho, Rui Leonardo Graça de Sousa Horta, federado nessa Associação. No dia 04 de Março, o clube activou o seguro e o Rui deslocou-se às suas instalações, em Corroios, para assinar a mesma. No dia 06 de Março, o atleta foi à consulta, onde a médica lhe passou um exame para fazer: Ressonância Magnética ao joelho esquerdo, de onde desconfia ter uma grave lesão no ligamento cruzado anterior, mas que só este exame seria conclusivo. Só depois dele, se saberá o caminho a seguir, cirurgia ou não.

Entretanto tenho telefonado, desde o dia 10 de Março para a seguradora (Elvia Seguradora-210049344, podem confirmar), para saber do dia que o meu filho deverá ir efectuar a Ressonância. Desde esse dia que me informam que a marcação está pendente do pagamento de uma franquia de 50€. Todos os dias tenho telefonado. Todos os dias em vão. Fi-lo há 20 minutos atrás e ainda nada entrou. Estamos a dia 19 de Março. Passaram 15 dias desde que o meu filho assinou a Participação. O clube deveria ter enviado a franquia quando enviou a Participação. Não o fez. Jurou que tinha enviado no dia 12 ou 13. Veio com desculpas que, por lapso, não o tinha feito. Informou ainda que o tinha feito já esta semana por Correio Azul. Ainda nada chegou.

Já tentei eu própria efectuar o pagamento da franquia, mas da seguradora informaram-me que não têm atendimento ao público e que tem mesmo de ser através dos próprios segurados.

O meu filho continua lesionado, continua à espera de um exame que lhe ditará se terá ou não de ser operado, que lhe dirá da gravidade ou não da lesão que tem. Tem 15 anos, 9 anos de Ginásio Clube de Corroios. O que tem ele de fazer para que o Clube cumpra com as suas obrigações?

Estou a escrever-vos, não faço ideia se me poderão ajudar, provavelmente não. Mas, a minha intenção é denunciar uma situação. Para que com o exemplo do meu filho, mais nenhum miúdo tenha de passar por uma situação sequer parecida. Porque eles não merecem serem vítimas da incompetência dos adultos que gerem o clube onde fazem aquilo que gostam: dar uns toques na bola.

Muito obrigado pelo tempo dispensado a lerem estas linhas e espero a todo o momento que tudo seja desbloqueado para que o meu filho possa fazer o que o médico lhe mandou fazer no dia 07 de Março: uma Ressonância Magnética.

Nota: Irá um Fax também para a Federação Portuguesa de Futebol